IPIRA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA DENGUE.
Na tarde de hoje, reuniram-se o Centro de Operação de Emergência, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Secretários municipais, participantes da sala de situação de Emergência de saúde pública e entidades municipais, entre outros, para deliberar sobre a necessidade de medidas administrativas destinadas ao enfrentamento da situação envolvendo a dengue.
Considerando, o aumento da proliferação e infestação do mosquito Aedes Aegypti no Município, bem como, a necessidade de implantação de medidas de combate à Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, a elevação do número de casos de Dengue, sendo 77 casos confirmados e 03 casos suspeitos, o que provoca a fragilidade e a vulnerabilidade do estado de saúde da população, ocasionando risco potencial de transmissão da doença, o município passa a DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
O município ja vinha tomando algumas medidas preventivas contra a dengue, com o decreto essas medidas passam a se intensificar, com o objetivo de conscientizar toda a o população e combater a proliferação da doença. As próximas ações a serem tomada para isso são:
• aplicação de inseticida no cemitério municipal
• fumacê em áreas urbanas, seguindo o mapeamento do vigilância epidemiológica do estado,
• campanha continuada de conscientização nas escolas,
• visitas domiciliares, com agente de endemias e agentes comunitárias de saúde nos pacientes infectados e vizinhos
• monitoramento dos casos positivos,
• manejo clinico nas unidades básicas de saúde, envolvendo consultas, exames, encaminhamentos e medicamentos
Entre as medidas presentes no decreto, os alvarás e licenças sanitários, expedidos para o exercício de 2023, terão sua validade prorrogada até 31 de Dezembro de 2024, independente de expedição de novo documento.
Métodos de Prevenção
Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
Manter caixas d’água tampadas
Colocar tela nos ralos de água da chuva
Secar pneus e protegê-los das interpéries
Limpar calhas da residência
Escovar os pratos (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente
Manter piscinas limpas e com água tratada
Usar repelente para o corpo e de ambiente
Telar portas e janelas das casas
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.