Ipira é premiada por estratégia inovadora no Projeto ImunizaSUS
Ipira, município localizado no meio oeste catarinense, se destacou nacionalmente ao ser premiado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. A premiação foi concedida à experiência “Resgate da Gota do Amor”, que visa aumentar a cobertura vacinal de crianças de 0 a 5 anos. A iniciativa, que tem conquistado resultados positivos, foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde durante o evento, realizado recentemente, e se consolidou como um exemplo de inovação no combate à baixa adesão vacinal.
O “Resgate da Gota do Amor” se baseia em uma série de estratégias de busca ativa que têm sido implementadas com o objetivo de facilitar o acesso das crianças às vacinas. Entre as medidas adotadas, destacam-se a vacinação nas escolas municipais, a criação de horários especiais nas salas de vacina e a realização dos “Sábados Dia D”, eventos de vacinação exclusivos para o público infantil. A vacinação nas escolas se mostrou uma das abordagens mais eficazes, permitindo que as crianças fossem vacinadas em um ambiente familiar e seguro, com a autorização prévia dos pais.
A estratégia de Ipira é um reflexo da importância da busca ativa para garantir a imunização da população infantil, especialmente em um contexto em que a hesitação vacinal tem se mostrado um desafio crescente em muitas regiões do Brasil. A abordagem focada nas escolas, além de ser mais prática, permite que os profissionais de saúde consigam alcançar diretamente as famílias e, assim, aumentar a cobertura vacinal de forma mais eficaz.
A II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS reuniu mais de 300 experiências de imunização selecionadas de todo o país. Durante três dias, gestores, profissionais e autoridades da saúde pública discutiram estratégias para melhorar os índices de vacinação no Brasil, um tema urgente considerando o impacto da pandemia e a queda nas taxas de imunização observada nos últimos anos.
Entre as 54 experiências premiadas, Ipira foi destaque pela implementação eficaz de estratégias que envolvem toda a comunidade. As gestoras Ana Paula DalBello, Roseli Trombeta e Kamila Carine Appel, foram responsáveis pelo desenvolvimento da experiência premiada, que se tornou um exemplo de boas práticas para outras cidades.
A Secretária Municipal de Saúde de Ipira Sandra Adriana Barbosa, ressaltou a importância das ações de busca ativa, afirmando que “a melhor forma de prevenção é a abordagem direta com as famílias, garantindo que as crianças recebam as vacinas no momento e local mais adequado para elas”. O município acredita que cada ação realizada pelos profissionais de saúde tem um impacto positivo na proteção da comunidade, e que iniciativas como o “Resgate da Gota do Amor” são essenciais para reverter os baixos índices de vacinação e proteger a saúde das futuras gerações.
Com a premiação e o reconhecimento nacional, Ipira reafirma o compromisso com a saúde pública e se coloca como exemplo de sucesso no esforço coletivo para aumentar a imunização no Brasil.