Comunidade de Filadélfia comemora 94 anos de Kerb
A contribuição do imigrante germânico para o enriquecimento do folclore foi muito preciosa. Entre as práticas que tiveram larga repercussão na região colonial e que constitui o principal motivo de festas e divertimentos, destaca-se o Kerb, que tem suas origens da “kirchweihe” ou “kirchweihfest”, que na Alemanha se festejava por ocasião do aniversário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Mantendo viva essa importante tradição, a Comunidade de Linha Filadélfia comemorou no dia 25 de abril o 94º Kerb, realizado sempre na terceira semana após a Páscoa. A programação contou com participação de toda a comunidade e população em geral tendo início às 14h30min com Culto Festivo, retreta musical até a Sociedade Sempre Verde e logo após todos saudaram com o famoso “Ein Prosit” e a sangria do 1º Barril de Chopp. O Grupo Immer Grünn separado por Senhoras, Infantil, Infanto e Adulto participou ativamente das comemorações com apresentações culturais.
“É de extrema importância ressaltar que o Município de Ipira realiza cinco festas de Kerb em várias Comunidades e na Sede ao longo do ano, resgatando e mantendo viva a cultura alemã”, destacou o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, que prestigiou o evento.
Aproveitando essa festa, a Escola Básica Municipal Waldomiro Liessen de Filadélfia também realizou no último dia 24 o Kerb na Escola, um projeto desenvolvido de forma interdisciplinar onde se buscou através de pesquisas com as famílias e moradores da comunidade a origem da festa, os trajes, as comidas típicas e curiosidades sobre o Kerb.
“O Kerb é uma festa que veio dos imigrantes Alemães, se tornando a mais importante da nossa comunidade, nós enquanto escola queremos continuar preservando a cultura alemã que está muito presente no nosso dia-a-dia ”enfatizou a Diretora, Sandra Ravanelli.