Projeto Golfinho teve seu primeiro encontro no último sábado(25) em Ipira

Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina a Secretaria de Saúde e Assistência Social está realizando o Projeto Golfinho que tem como objetivo trabalhar a prevenção de acidentes nos ambientes aquáticos de lazer.

Este projeto atende as crianças de 07 a 12 anos de idade. As aulas serão ministradas pela equipe do Corpo de Bombeiros no Sítio Ninho das Águias.

A Secretária de Saúde e Assistência Social, Sandra Adriana Barbosa, acompanhou no último sábado(25) o primeiro encontro, e destacou a importância deste tipo de instrução para que as crianças recebam os ensinamentos desde cedo

“Estamos muito felizes com este projeto, onde as crianças estão tendo instruções teóricas juntamente com a prática relacionado aos cuidados com acidentes aquáticos.”

A mãe de uma das crianças estava tão empolgada quanto o filho, e era só alegria nas palavras, “muito obrigada, sou grata, ele realizou o sonho dele”.

No primeiro encontro estavam todos empolgados, ansiosos para pular na piscina e ao mesmo tempo todos ligados nas instruções da equipe cumprindo todas as atividades.

Final da tarde o tão esperado momento de entrar na piscina aconteceu e foi possível observar que realmente a capacitação foi muito bem compreendida pelas crianças.

O segundo encontro acontecerá no dia 04 de março e estão todos ansiosos para este momento.
“Nós como administração e secretaria de saúde e assistência social, agradecemos muito a equipe dos bombeiros, a equipe de funcionários, o proprietário do sítio e as crianças que participaram desse belo projeto. Entendemos que essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento dessas crianças”, finalizou a secretária.

ASCOM
IPIRA

Conhecendo o Projeto Golfinho
Criado em 1998, o projeto é gratuito para crianças tem duração total de 10h. Ele acontece durante o ano inteiro em cidades do interior do estado, e para prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, geralmente entre dezembro e março.
Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o CBMSC promove a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança que adquire um conhecimento, compartilha-o entre familiares e amigos, o que gera um impacto grande no comportamento da comunidade na interação com a água. Como diz o lema ensinado nas instruções: “água no umbigo, sinal de perigo!”.
Divulgação CBMSC