Solução para alagamento no centro.

Na manhã da terça feira dia 15/05, o setor de engenharia do município recebeu apoio da AMAUC para inspecionar a ponte próximo ao posto da amizade e debater a melhor solução a ser adotada no local.

Avaliando as soluções possíveis, o tempo para execução, licenciamento, o valor do investimento, destaca-se a construção da Ponte do Rio Capelinha, maior e mais alta, para melhorar o escoamento da água, prevenindo possíveis inundações na área central da cidade.

A equipe de engenharia fez a vistoria no local e está levantando os dados e desenvolvendo o projeto, inclusive acredita-se ser possível restaurar e aproveitar uma cabeceira existente para a construção da ponte.

A equipe da AMAUC percorreu minuciosamente as áreas próximas ao Rio Capelinha e ao Parque Cascata, avaliando cada detalhe para garantir que o projeto de melhoria no escoamento da água seja eficaz e sustentável.

Logo após as fortes chuvas cogitava-se a colocação de galerias pré moldadas, mas considerando os altos custos e a demorar em licenciar, torna a solução menos viável do que a construção de uma ponte nova, com maior vazão de água.

Outra importante medida é o desassoreamento do arroio, que foi feito em um trecho antes da ponte e deve continuar assim que as águas do arroio diminuírem possibilitando a execução dos serviços.

A prevenção de enchentes é uma prioridade, e as medidas estão sendo tomadas para proteger o patrimônio e a qualidade de vida de todos os cidadãos.