Hipertensos recebem atenção especial em Ipira

A Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira através da equipe Estratégia Saúde da Família do interior preocupada com a prevenção da população Ipirense principalmente os grupos de Hipertensos, tem realizado diversas atividades. Em comemoração a 26 de Abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial que infelizmente transformou- se numa epidemia no mundo moderno, foram realizadas palestras e encontros levando informações sobre como se cuidar e também para sanar dúvidas.

Estudos mostram que cerca de 50% dos adultos acima de 50 são Hipertensos e infelizmente esse número não para de crescer. Pessoas com pressão alta elevada estão mais propensas a apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais como cardíacos.

A hipertensão é conhecida como mal silencioso, que nada mais é do que a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias aumentando a pressão e consequentemente causando a Hipertensão arterial. A única maneira de saber se a pessoa apresenta o problema é medir a pressão com certa regularidade e nem os jovens estão livre dessa doença.

Ainda conforme estudos, a predisposição dessa patologia vem de fatores genéticos (hereditariedade), o consumo exagerado do sal na alimentação, a falta de exercícios, ingestão de alimentos ricos em gordura, diabetes tem mais chances de desenvolver a Hipertensão, a incapacidade de lidar com o estresse leva aos estados de ansiedade e também pode elevar a Pressão Arterial, o cigarro, uso descontrolado de álcool, sedentarismo, raça negra são as que apresentam as formas mais graves de Hipertensos.

De acordo com a enfermeira responsável do ESF Diana Potrich, a melhor maneira é a prevenção, pois a hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, mas existem meios para prevenir e controlar, uma vez que nossa população vem crescendo muito nestes últimos anos, o que nos causa preocupação, porque aumenta gastos nos cofres públicos e são através desses índices que a equipe da estratégia da saúde (ESF) desde já está procurando orientar e prevenir para que no futuro não aja complicações mais graves.