Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal inicia no dia 19 em Ipira

Cuidar dos dentes e da boca não é apenas uma questão de estética e sim de saúde.  Já esta mais que comprovado que uma boa saúde bucal, além de contribuir para um melhor convívio em sociedade, é importante na mastigação e fala. Porém as pessoas tendem a se preocupar muitas vezes somente com seus dentes, deixando de lado e não observando a língua, o céu da boca, lábios e a gengiva.

Mais de 14 mil novos casos de câncer bucal são registrados por ano no Brasil, a maioria entre homens. São mais de 4 mil mortes por ano. O país tem a terceira maior incidência da doença no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Apesar de o câncer de boca ainda ser uma preocupação, quando feito o diagnostico precocemente e corretamente, o tratamento é eficaz e resolutivo.

Com o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce de lesões pré-malignas e dar o esclarecimento a população sobre a importância do auto-exame bucal, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira através das profissionais Cirurgiãs Dentistas estão realizando de 19 á 30 de Outubro, a 7ª Campanha do Câncer Bucal para adultos acima de 40 anos e idosos do Município de Ipira. As consultas não precisarão ser agendadas, é necessário apenas ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima durante o horário de atendimento normal, portando o cartão do SUS e o cartão Família.

A Organização Mundial de Saúde considera o câncer bucal como uma das causas mais comum de morbidade e mortalidade atualmente. Estima-se que cerca de 43% das mortes por câncer são causadas pelo uso do tabaco, consumo de álcool, maus hábitos alimentares, estilos de vida e infecções. Neste contexto, vale ressaltar que o câncer bucal tem como seus principais fatores de risco o uso tabaco, o consumo de bebida alcoólica, exposição demasiada ao sol e próteses mal adaptadas

 Estes números poderiam ser menores se o paciente executasse o auto-exame bucal com freqüência, uma vez que é um exame simples e eficaz, capaz de identificar alterações bucais, levando-o a procurar o profissional de saúde, a fim de diagnosticar as possíveis lesões cancerizáveis. Basta ficar atento a qualquer lesão na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas, nódulos e rouquidão persistente.