Profissionais da Saúde de Ipira realizam mobilização ao Dia Mundial de Combate a Hipertensão

Como sabemos, a hipertensão pode acontecer quando as artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Levando em consideração que a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade e que cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença e que é “democrática” e ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas, em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social realizou no dia 26 de Abril, uma mobilização com diversos profissionais da área para conscientizar as pessoas da importância de cuidados simples que podem fazer toda a diferença.

            Nesse dia, os profissionais atenderam mais de 100 pessoas, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e teste de hepatite C.

Saiba Mais

Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão.

A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.