ATENÇÃO!!!

Hoje, o município de Ipira enfrenta um cenário de infestação por Aedes aegypti. Para prevenir a propagação da doença, será implementado o uso do inseticida CIELO ULV, recomendado pelo Ministério da Saúde, para dispersão em forma de névoa e combate aos mosquitos adultos. Essa ação será realizada somente em casos confirmados da doença. A iniciativa em Ipira é motivada pela proximidade de casos, indicando transmissão ativa da doença. O inseticida visa interromper a transmissão, impedindo a disseminação dos casos e protegendo a população contra picadas do mosquito adulto. Importante ressaltar que a ação não visa erradicar larvas ou ovos presentes em reservatórios de água parada.
A orientação à população é manter a eliminação de criadouros, a limpeza de quintais e estar atenta aos sintomas da doença. As ações de base, como visitas domiciliares e fiscalização pela vigilância, serão mantidas.

O equipamento costal será utilizado devido ao baixo número de casos, o que requer uma área de aplicação menor. Caso a área de aplicação aumente e o número de casos se eleve, será empregado o equipamento UBV veicular. O objetivo atual é conter a transmissão desde o início. Durante a aplicação do UBV, é fundamental que a população mantenha janelas e portas abertas para permitir que o inseticida penetre nos lares e atinja os insetos presentes (por exemplo, atrás de móveis ou cortinas).

Além disso, será utilizado o Flodora, um inseticida residual aplicado em pontos estratégicos, como reservatórios de água em carcaças de veículos e pneus, que representam potenciais focos de proliferação. O Flodora possui ação residual de dois meses em pontos estratégicos, como cemitérios e ferros-velhos.

Ambos os inseticidas são recomendados pelo Ministério da Saúde, com a devida observância das diretrizes técnicas para sua aplicação.

A Secretaria de Saúde informa que haverá a aplicação de UBV costal nas áreas com maior incidência endêmica. Solicita-se que os moradores das seguintes ruas mantenham suas residências abertas, quando possível, para otimizar a eficácia do produto: Parte da Rua Alexandre Roesler, Rua São João, Rua Quatorze de Junho, Rua Independência, Parte da Rua XV de Agosto, Rua Prefeito Otávio Matzenbacher e parte da Rua Edmundo Wolfart.

A aplicação nestes locais está agendada para amanhã, dia 11/04/2023, com início programado para as 18 horas. A escolha desse horário considera condições climáticas ideais, conforme orientações técnicas do produto. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a aplicação será reagendada.