Município de Ipira trabalha a importância dos primeiros socorros nas escolas
Conforme estudos, os primeiros socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.
Sabendo da grande importância dos primeiros socorros e que na maioria dos casos, os acidentes poderiam ser evitados, a Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto proporcionou aos servidores da área no último dia 16.07, uma palestra para enfatizar sobre como proceder em casos específicos e que acontecem com maior frequência junto ao ambiente escolar, pois são locais onde se aglomera um número considerável de crianças e até mesmo de pessoas.
O encontro que aconteceu junto ao Espaço Cultural foi ministrado pelos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Piratuba/Ipira, João Pedro Schenatto Padoan Alves e Roger Faraco da Silva, onde estiveram falando sobre assuntos de extrema importância, a exemplo da prevenção de acidentes no ambiente escolar, uso de extintor, verificação da validade dos equipamentos, a importância da saída de emergência, primeiros socorros no caso de quedas, engasgamentos com objetos e até mesmo alimentos como leite, hemorragias entre outros.
Na oportunidade, os bombeiros enfatizaram que o fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um atendimento especializado. Além disso, é necessário certificar que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para quem está socorrendo. É importante ainda saber que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima, mas que, deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.
A Secretária de Educação e Desporto, Sandra Dani Ravanelli, ressaltou a importância que o Corpo de Bombeiros tem em nossa cidade na parte de socorro das pessoas que necessitam, mas que, além disso, eles ainda são os principais responsáveis por estarem preparando e repassando diversas orientações tão relevantes para a comunidade que é mais leiga, para que muitos problemas possam ser revertidos e até mesmo evitados. “Quero aqui deixar um agradecimento ao Sargento Juliano, que prontamente atendeu mais uma vez ao nosso chamado e estender um agradecimento especial aos soldados que se dispuseram a estar nessa tarde conosco, informando, orientando e incentivando a comunidade, principalmente a escolar para que futuros danos não cheguem a acontecer. Nosso objetivo com esse curso foi de permitir aos professores e funcionários um conhecimento básico sobre primeiros Socorros para que estejam preparados para identificar e agir em situações de emergência com os alunos prestando socorro imediato”, afirmou a Secretária de Educação, Sandra.