Município lança IpirAguaBoa

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, pois todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções.

No Município de Ipira o desmatamento aconteceu no século passado, no entanto, pouco foi feito para restabelecer a mata ciliar, recuperando assim as áreas preservação permanente e as nascentes.  A escassez de água foi sentida pelos agricultores no decorrer dos anos, tanto é, que hoje a grande maioria das propriedades do município é atendida por redes comunitárias de água captadas de poços profundos.

Diante da situação apresentada visando instituir uma política de conservação de nascentes e seu entorno e considerando a urgência de recuperar as nascentes, que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos existentes, será implantado um projeto pela Administração de Ipira, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com proprietários de áreas rurais. O Projeto intitulado “Proteção de nascentes e recuperação de áreas de preservação permanentes das áreas de nascentes”, faz parte do Programa IPIRÁGUA BOA, que está incluído na programação regional da VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, foi lançado no último dia 21.03, junto ao Espaço Cultural do Município.

A proposta do projeto é a recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) das nascentes não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica de uma paisagem e assegurar o bem estar da espécie humana.

De início, 50 propriedades serão beneficiadas, 20 com recuperação da mata ciliar e a proteção de mais 30 nascentes, sendo 15 com tubo em pé e 15 com tubo do modelo fonte caxambú.

O Projeto conta com a parceria do Consórcio Machadinho e Instituto Alcoa, apoio Técnico do Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Epagri e execução da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A data de lançamento foi estratégica, véspera do dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

Após a apresentação feita pelo Engenheiro Agrônomo do Município de Ipira, Fábio da Costa Silva, os 61 participantes tiveram a oportunidade de visitar a campo uma fonte protegida no modelo caxambu na propriedade de Sardi Dahmer, finalizando com a degustação de produtos da Agricultura Familiar na Casa Colonial.

O evento foi acompanhado por diversas autoridades, Vice Prefeito de Ipira, Adilson Alfredo Schwingel, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Silveira D’Avila, Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Wagner Bee, Engenheiro Agrônomo e representante do Comitê do Rio Jacutinga, Vilmar Comassetto, Gerente Regional da Fatma, Maicon Sete, Prefeito do Município de Piratuba, Olmir Paulinho Benjamini e demais representantes do Executivo e Legislativo Municipal de Ipira.