Setembro é o Mês de atenção especial à Saúde do Idoso

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira tem desenvolvido um trabalho voltado à melhoria da qualidade de vida de todas as faixas etárias do Município. Grande atenção por parte da Secretaria vem sendo dispensada hoje, principalmente na melhoria da saúde da 3ª idade.

27 de Setembro é o Dia do Idoso e conforme a visão dos profissionais da Saúde, muitas pessoas que já se aposentaram, nem por isso devem passar grande parte do tempo em casa, vendo televisão. Não se pode descuidar da saúde, nunca, principalmente nessa faixa etária, quando se exigem ainda mais cuidados, tanto para o corpo quanto para a mente.

Procurando oferecer programas diversificados, para que as pessoas ampliem o círculo de amizades, participem de grupos voluntários, programas culturais e sociais, mantendo corpo e mente ocupados com coisas saudáveis, a Secretaria de Saúde e Promoção Social já desenvolveu diversos projetos que tem dado resultados muito positivos.

Os Projetos “Amigos do Coração” desenvolvido na Sede e “Alegria e Movimento”, de Linha Filadélfia já contam hoje com mais de cem participantes da melhor idade, que aceitaram o desafio e se dispuseram a mudar de vida, saindo do sedentarismo e levando uma vida mais saudável e feliz. Além disso, medicamentos também devem ser reavaliados e mais do que nunca, a visita periódica ao médico é fundamental.

Vitaminas, proteínas e carboidratos são nutrientes que devem fazer parte do cardápio diário, assim como a ingestão de alimentos ricos em ferro, cálcio, vitaminas D, C, E e complexo B, todos os tipos de hortaliças, frutas e legumes, sendo de fundamental importância a ingestão de pelo menos dois litros de água pura por dia.

Além de todos esses cuidados, é fundamental estar atento aos sinais de depressão, que costuma ser comum nessa idade, principalmente não ficando sozinho, procurando conviver com pessoas alegres e felizes que transmitam saúde para o corpo e para a mente.

Para a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira, cada marca em seus rostos, representa a experiência de vida que têm para nos oferecer. Lagrimas e sorrisos fizeram das suas vidas os seus melhores feitos! “Nossa gratidão e carinho a todos os Idosos Ipirenses e que seus exemplos de vida nos façam idosos felizes um dia. Obrigada a estas pessoas maravilhosas”, são os votos da Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira.