O Educar que vai além do Ensinar

Escola Infantil de Ipira trabalha conscientização no Trânsito desde cedo

Muito mais do que ensinar é preciso envolver a criança, fazendo com que ela se sinta familiarizada no ambiente escolar, pois o brincar é a vida da criança, faz parte do seu desenvolvimento, é o reflexo do seu mundo interior, do que sabe, acredita e ainda do que imagina. É através da brincadeira que a criança manifesta a sua criatividade, expõe o que sente as alegrias e tristezas, ansiedades, dúvidas e também as certezas.

O Município de Ipira quer proporcionar um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, onde possibilite a aprendizagem de várias habilidades.

Na fase de alfabetização, tudo fica mais complexo, pois é o momento da transição da educação infantil para o ensino fundamental, o que é sinônimo de mudanças, os estímulos com relação à leitura, a escrita e os materiais com que tem contato são de extrema importância.

Primando por estes ideais a Administração Municipal de Ipira, através da Secretaria de Educação tem oferecido um aprendizado de qualidade e cada vez mais diferenciado aos estudantes. Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, as professoras do Maternal II do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, Michelly Kaster e Adaiane de Lima realizaram uma atividade dinâmica com os alunos. Buscando motoristas conscientes desde cedo, as Professoras colocaram em prática, o Projeto “Trânsito na Escola”.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas regras de trânsito através do desenho de uma pista feito em um tapete pelo marido de uma das professoras que é Policial.

“Foi muito legal, os alunos se divertiram muito, uns andaram de bicicleta e outros fizeram a festa com carrinhos de papelão”, lembrou uma das Professoras, Michelly Kaster.

Conforme relata o Diretor do Centro de Educação Infantil, Chapeuzinho Vermelho, Ivan Kohler Schulte, os primeiros anos da vida escolar são muito marcantes e representam uma fase de grande aprendizado, portanto é preciso utilizar essa janela para, de uma forma lúdica, oportunizar a maior quantidade de experiências possíveis.