Secretaria Municipal de Saúde de Ipira implanta Sistema de Teledermatologia

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira implantou no mês de fevereiro na Unidade Básica de Saúde o sistema de Teledermatologia para diagnosticar e prevenir o câncer, a hanseníase psoríase e outras dermatoses.

O sistema funciona através da captação de imagens com o uso de uma câmera fotográfica e um dermatoscópio. As lesões do paciente são fotografadas e enviadas ao Portal STT, (sistema catarinense de telemedicina e telessaúde), onde um médico emite o laudo e dá o encaminhamento de acordo com o resultado.

O exame é realizado pelos profissionais médicos e enfermeiros da Unidade de Saúde e para o agendamento do exame é necessário o encaminhamento médico. Os atendimentos são realizados uma vez por mês conforme cronograma estabelecido e o público alvo são todas as pessoas com alterações na pele.