Agentes Comunitários de Saúde de Ipira trabalham na elaboração do Mapa Inteligente

Com o objetivo de melhorar a qualidade no serviço de saúde, as Agentes Comunitárias de Saúde trabalharam na última semana com a elaboração do mapa inteligente que é um instrumento para o planejamento e organização das informações das famílias. Ele define as micro áreas de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) e é alimentado por ações de territorialização que coletam informações geográficas e de saúde obtidas no diagnóstico da comunidade.

O resultado da territorialização é de fundamental importância para a vigilância em saúde, para planejamento, execução e acompanhamento das atividades na comunidade, como por exemplo, para a elaboração de um roteiro para visitas domiciliares.

 Para identificar as informações de saúde, são utilizados alfinetes de cores diferentes, padronizadas para todas as UBS do Município identificando hipertensos, grupos de risco, diabéticos, acamados, alcoólicos, epiléticos, pacientes com necessidades especiais e obesos. Também são identificados no mapa físico: difícil acesso, empresa/comércio, áreas de risco de desmoronamento, risco de alagamentos, áreas de lazer e sociais, entidades religiosas e culturais, entre outras.

O Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social, Marcelo Minks esteve acompanhando o andamento dos trabalhos no decorrer da semana.