24ª Noite das Lanternas abre programação natalina em Ipira

Noite mais linda do ano aconteceu no último sábado (25)

O espetáculo apresentado na abertura da programação natalina em Ipira encantou a todos. A 24º Noite das Lanternas que faz parte do Caminho Estrelado do Integrar, do qual são integrados os Municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba realizada no último sábado, dia 25 foi um verdadeiro show e até mesmo a chuva que caiu pouco antes do inicio da programação só veio a agraciar ainda mais o evento. A cidade decorada com luzes, anjos, lanternas e arranjos natalinos anunciava o espírito natalino.

A programação teve início ao anoitecer com a Feira do Artesanato. No Café e Restaurante da Simone, os presentes puderam apreciaram um delicioso Café Colonial. As 21h30 concentração saindo do Correio para o desfile das lanternas, com a presença de autoridades locais, Banda Municipal de Ipira, Banda Marcial Escocesa de Erechim/RS, Prefeitos do Integrar, Neusa Klein Maraschini de Peritiba e Olmir Paulinho Benjamini de Piratuba e a população em geral, percorrendo a Rua 15 de Agosto até em frente à Prefeitura Municipal para o belíssimo e tradicional show pirotécnico, com aproximadamente 13 minutos de fogos e ascendimento de uma cascata em véu que maravilhou a todos.

Em seguida o destino foi a Praça Geraldo Clemente Dieckmann, que ficou lotada a espera do show com a Banda Radyola de Joaçaba. Cantando e dançando sucessos clássicos do Rock dos anos 80, a população se divertiu até a madrugada e no final restou o gostinho de quero mais e a espera pelo próximo ano.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, o evento foi novamente um grande sucesso e mais uma vez superou as expectativas. “O público compareceu em grande estilo e fez a festa na nossa 24ª Noite das Lanternas que a cada ano tem se consolidado mais. Além disso, procuramos inovar a cada edição, para oferecer eventos que agradem e que estejam à altura de nossa população”, pontuou o Secretário Oladimir.

O Prefeito Emerson falou da grande importância que esse evento tem para Ipira. “É imprescindível lembrar que nosso Município mantém viva há 24 anos uma lenda vinda da tradição germânica, que contava a história de uma família muito religiosa que tinha um filho único e queria torná-lo padre. É também muito gratificante ver o público prestigiando em grande estilo nosso evento, o que comprova que o mesmo já se tornou uma festa tradicional na cidade com destaque regional. Agradecimentos a todos que não mediram esforços para que esse evento fosse realizado da melhor maneira possível”, afirmou o Prefeito.

A programação natalina em Ipira encerra no próximo sábado (02), com o Natal em Linha Filadélfia, onde no Ginásio da Escola Waldomiro Liessen, a partir das 19h, Feira Gastronômica e Artesanal e às 20h30min, apresentação do Teatro Caminho Estrelado. É importante ressaltar que o teatro já foi apresentado no Município de Piratuba no dia 18 de Novembro, dando abertura as programações natalinas do Integrar. Dando sequencia no dia 02 acontece em Linha Filadélfia, Ipira, no dia 08, em Alto Bela Vista e finalizando, no dia 23 de Dezembro, no Município de Peritiba e todos estão convidados a prestigiar.

Saiba como surgiu o evento

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Grupo Folclórico Hunsrücker Volkstanzgruppe – Aus Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.