Grupo Folclórico mantém tradição Germânica viva há 26 anos

No dia 08 de julho, foi realizada a Festa da Igreja Católica na comunidade de Linha Filadélfia, onde o Grupo IMMER GRÜN VOLKSTANZGRUPPE AUS FILADÉLFIA fez a apresentação de seu traje novo. Na oportunidade, fez a apresentação da dança, Sternpolka (Polka das estrelas). O grupo foi criado em 21 de junho de 1992, com o intuito de resgatar e preservar a cultura Germânica da região trazido por seus antepassados, completando uma longa caminhada, afinal já são 26 anos de História. No ano de 2016 o grupo encaminhou uma proposta ao governo do Estado para a aquisição de equipamentos para a realização das atividades e a confecção de trajes típicos para 10 casais do grupo adulto. Em abril de 2018 foram contemplados com o valor aproximado de R$ 25 mil reais.

A criação do traje

Foi criado e inspirado nos antigos trajes da região de Sachsen, oficialmente Estado livre da Saxônica que é um dos 16 Estados Federados da Alemanha, de onde vieram os primeiros moradores da Vila de Filadélfia, após terem passado pelo Estado do RS. A região de Sachsen foi uma das partes da Alemanha que tiveram muitas perdas durante as suas guerras, portanto pouco foi conseguido resgatar em relação as suas vestimentas. Também devido ao nosso clima ser diferente, foi feitas algumas adaptações de tecidos, mas mantiveram as cores e os detalhes da região.

“O grupo de danças agradece o apoio que vem recebendo da Administração Municipal de Ipira, do Prefeito Emerson Ari Reichert, do Vice Prefeito Adilson Alfredo Schwingel, Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, Secretária de Educação e Desporto, Sandra Dani Ravanelli, Diretora da Escola Básica Municipal Waldomiro Liessen, Margarete Dani, Câmara de Vereadores, Governo Estadual, Secretário da ADR de Concórdia, Wagner Bee, Deputado Estadual, Moacir Sopelsa, Diretoria e coordenadores do Immer Grün, os integrantes das categorias: Mulheres, Adulto e Infantil juntamente com seus pais e colaboradores e um agradecimento especial e carinhoso a Irmgard Maristela Strauss que ajudou no desenvolvimento do projeto e vem nos auxiliando no desempenho do mesmo”, afirma satisfeita a Coordenadora, Janete Zimmer.