Secretaria de Agricultura de Ipira investe em melhoramento genético no Município

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a genética bovina nas propriedades rurais do Município, a Administração de Ipira, através da Secretaria de Agricultura, efetuou na última terça-feira (15.01), mais uma entrega de nitrogênio líquido para os produtores cadastrados no Programa de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira. O material é utilizado para o congelamento de sêmen que possibilita o melhoramento genético do rebanho leiteiro. Além do nitrogênio, o sêmen também é disponibilizado com subsídio pelo Município.

Este programa permite um avanço significativo na genética do rebanho, pois o objetivo é estimular a produção leiteira no município, por meio da inseminação artificial do rebanho bovino, através do uso de sêmen de reprodutores de alta linhagem. O nitrogênio líquido abastece os botijões onde fica armazenado este sêmen.

Conforme explica o Secretário de Agricultura, Alexandre Silveira D’Avila, uma das metas do governo é exatamente atuar nessa questão da melhoria genética dos animais. “Sabemos que este é um dos alicerces para se conseguir uma boa produção e com esse programa, estamos conseguindo melhorar a genética nas propriedades, o que possibilita um aumento na produtividade, auxiliando no desenvolvimento da atividade leiteira”, afirma ele.

 O município possui hoje, 32 botijões cadastrados. O abastecimento é feito mais ou menos a cada 40 dias para todos os produtores e a  entrega do nitrogênio sem custo para os agricultores é uma forma de incentivo aos produtores.

Vale ressaltar que no ano de 2018, aproximadamente 3000 litros de Nitrogênio Líquido refrigerado, foram disponibilizados para os agricultores.

O próximo abastecimento de nitrogênio está agendado para o dia 25 de fevereiro.