Administração Municipal e Sebrae trabalham forte para alavancar os segmentos turístico e cultural em Ipira

A Administração de Ipira está trabalhando forte no fortalecimento nos campos turístico e cultural no município. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – que presta consultoria profissionalizante – um grande projeto está em franco desenvolvimento.
Nesta quarta-feira (30) foi realizada nova reunião com grupo de trabalho para tratar de temas relacionados ao respectivo segmento. O encontro teve a participação de 30 pessoas no período da manhã. Com a orientação das consultoras Karla Hall e Silvia Nowalski, o evento ocorreu no Pesque e Pague das Lanternas e contou com a presença do prefeito Marcelo Baldissera e da secretária Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Rosimeri Fatima Spazini, que coordena os trabalhos.
A consultora Karla Hall destaca que os encontros contam com a participação de pessoas envolvidas e engajadas na construção de um projeto de turismo para Ipira. “Tem que ser bom primeiro para a comunidade e depois ser bom para o turista”, avalia. Para a consultora, os empreendedores precisam trabalhar na melhoria de seus empreendimentos como projeto coletivo, de forma associativista.
São realizados encontros com o Grupo de Trabalho (GT) da Casa da Memória, grupos de turismo de segmentos específicos e de empreendimentos. Em relação à Casa da Memória, já foi definida sua ação no primeiro momento: melhoria do espaço (com auxílio de uma museóloga e de uma turismóloga) para preparar o espaço; e resgate histórico para construção de uma linha do tempo que irá resultar em uma exposição.
O GT do Roteiro das Lanternas houve a participação de 30 pessoas onde foi realiado um diagnóstico de cada propriedade, todo o roteiro, para entender a partir da percepção desses empreendedores, os potenciais e aspectos a melhorar, as dificuldades e identificar os fatores limitantes para um roteiro diferenciado e competitivo.
Do GT da Cascata saíram ideias de trabalho para a elaboração de projeto. “Em todos eles nós saímos com um bom diagnóstico”, comenta Hall. Ela ressalta que está em fase de projeto a idealização de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com apoio do Conselho Municipal de Turismo.
“Quanto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), já há um projeto em desenvolvimento com foco na atração do turista, de um local para venda de pacotes/roteiros”, adianta. Nisso entra o Grupo dos Eventos com foco em tratá-lo como um produto turístico. “É um projeto com a participação da comunidade que reúne entidades, lideranças, representantes do comércio, empreendedores, agricultores, comunidade em geral, para que haja a participação não somente na discussão, mas também na realização”, conclui.
O prefeito Marcelo Baldissera destacou que o projeto conta com todo o apoio da administração municipal por se tratar de um pedido da comunidade e uma demanda observada ao longo dos últimos anos no município. Ele acredita que a partir do momento em que os projetos estiverem sendo colocados em prática, Ipira teve um avanço significativo no turismo, tanto urbano quanto rural.