Administração municipal realiza instalação de lâmpadas de LED em Ipira

A administração de Ipira realiza a instalação de lâmpadas de LED na rede de iluminação pública do município. O trabalho, iniciado no final da semana passada, efetivou a troca de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias em LED. Nesse primeiro momento foram 95 pontos modificados ao longo das ruas XV de Agosto e Avenida Brasil. As novas lâmpadas foram adquiridas através do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), ao qual o município de Ipira se associou no início deste ano. A mão de obra especializada também foi contratada. A intenção da administração municipal é promover mais beleza, mais economia e mais segurança à população e aos usuários das vias públicas. O trabalho foi supervisionado pelo setor de Urbanismo da prefeitura. Conforme a administração municipal, outros pontos também serão contemplados. As futuras compras de lâmpadas continuarão sendo feitas através do CINCATARINA, o que permite redução de custos aos cofres públicos. A iniciativa estava nos planos de trabalho do prefeito Marcelo Baldissera e do vice-prefeito Clítor João Knebel. A mudança vem sendo comemorada por moradores, principalmente, através de postagens nas redes sociais. Muitos vêm divulgando imagens noturnas que mostram o novo visual que as lâmpadas de LED têm proporcionado, saindo da chamada ‘luz amarela’ para uma ‘branca’, mais intensa e de melhor aspecto visual. Com isso, boa parte da área urbana já apresenta uma ‘nova cara’. Vantagens: Além de gerar maior conforto visual e maior nitidez para os usuários de iluminação pública, a tecnologia possui facho de luz mais direcionado e apresenta maior índice de reprodução de cores, de até 90% para o LED e pouco mais de 20% para a de vapor de sódio. Também tem maior vida útil, diminuindo custos com manutenção da rede, bem como benefícios ambientais, pois esse dispositivo é livre de metais pesados, é composto por materiais recicláveis, além de ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte desses materiais.