Ipira é Representada na 4ª Conferência Intermunicipal de Cultura.

No dia 17 de outubro de 2023, na Casa da Cultura em Concórdia foi o local escolhido para a 4ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que tratou de políticas e ações públicas voltadas para a cultura. O encontro contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, incluindo representantes dos conselhos municipais de cultura, agentes, gestores municipais e profissionais do setor cultural dos 14 municípios que integram a AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

Os principais objetivos do encontro foram ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, avaliar o Plano Nacional de Cultura, propor orientações para a criação de um novo PNC e definir diretrizes prioritárias para garantir as transversalidades nas políticas públicas. Além disso, a conferência oportunizou a adesão dos estados e municípios ao Sistema Nacional de Cultura e contribuiu para a construção de uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.

Também foram eleitos 16 delegados (8 titulares e 8 suplentes) que participarão da Conferência Estadual representando a região da Amauc. Dentre os delegados titulares destacamos a representante do Poder Público a gestora Patrícia Kleemann _Coordenadora de Cultura de Ipira.

A Banda Municipal de Ipira, composta por 22 integrantes e regida pelo Maestro Acácio Antunes, do Instituto Crescer em parceria com a secretaria de Cultura, apresentou-se durante o evento. A professora Marcieli Müller e o professor Roberto Kleinschmidt executaram o Hino Nacional de forma instrumental. A participação de Ipira também foi marcada pela presença de 32 pessoas de diversas setoriais culturais.

A conferência foi promovida pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, por meio do Colegiado Regional de Cultura. As propostas destacadas no encontro serão levadas para a Conferência Estadual da Cultura, que ocorrerá em Florianópolis, de 27 a 29 de novembro.