Inscrições abertas para workshop de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro em Ipira

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), em parceria com a Administração Municipal de Ipira, dá continuidade às atividades do Projeto Bandas SC com o Workshop de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro, com o luthier e professor Sérgio Silva. O curso será ministrado nos dias 30 e 31 de agosto na cidade do Meio-Oeste catarinense. Interessados podem se inscrever gratuitamente pela Internet. O workshop tem por finalidade capacitar músicos para a manutenção adequada e a realização de pequenos reparos em seus instrumentos musicais de sopro (bocal e palheta), tornando-os multiplicadores destes conhecimentos entre as bandas catarinenses. Serão abordados temas como limpeza interna e externa e produtos apropriados para essa prática; lubrificação e lubrificantes apropriados para cada parte do instrumento; substituição de cortiças e calços; confecção e substituição de molas, inspeção e detecção de vazamentos; aprendizagem da solda e seus aspectos, entre outros.

 Saiba Mais

            Ipira foi à cidade escolhida para receber o Projeto Bandas por estar localizada em uma posição geográfica estratégica para o Projeto, entre as regiões Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, as que têm a maior concentração de bandas no Estado, facilitando, assim, o fluxo de músicos destas duas regiões. 

Sobre o professor

            Sergio Luiz da Silva, catarinense de Florianópolis, músico, sargento reformado da Polícia Militar, maestro, arranjador. Atuou em várias outras corporações de entidades públicas e privadas, sempre com o espírito de inclusão sociocultural, através das bandas de música. Iniciou na música aos 12 anos, com o trompete e depois passou para trombone, aos 14 anos iniciou como curioso a consertar instrumentos por necessidade da corporação que integrava.  Foi se aperfeiçoando e criando seus próprios métodos e recursos, hoje possui ateliê montado onde atende as corporações musicais de todo o Estado. Desde 2007, vem ministrando Cursos de Manutenção e reparos para a Funarte em vários estados Brasileiros, em 2011, 2012, 2013 e 2014 ministrou também workshop no encontro de bandas na cidade de Corupá (SC), além disso, seu trabalho faz parte da cartilha do curso de Gestão da Corporação, do Projeto Bandas SC da Fundação Catarinense de Cultura. Em dezembro de 2011 conseguiu o credenciamento na Yamaha Musical do Brasil, tornando-se Posto de Assistência Técnica Autorizada para Florianópolis (SC), região metropolitana e cidades do interior.