Vacina HPV está disponível na Unidade Básica de Saúde da Sede em Ipira

 A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira estará disponibilizando somente na Unidade Básica de Saúde da Sede, a partir do dia 08 de Setembro, a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, para meninas de 11 a 14 anos incompletos e a primeira dose para aquelas que completaram 11 anos a partir do mês de março deste ano.

 Para realizar a vacinação é necessário procurar a Unidade de Saúde da Sede com a carteira de vacina. No dia 13 de Setembro acontece o dia D, com vacinação das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia, somente no Posto de Saúde da Sede.

De acordo com a Responsável pela sala de vacinas e Técnica de Enfermagem, Laura Koch, a vacinação é de extrema importância, pois pode prevenir vários problemas futuros, além de estar disponível gratuitamente no Posto de Saúde.

             Saiba mais sobre o Vírus HPV

 O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, sendo uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).    Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Daí a grande importância da prevenção através da vacinação.