Ipira participa Capacitação ao Agente de Desenvolvimento em Lages

O SEBRAE – (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) com objetivo de fortalecer, o trabalho do agente municipal de desenvolvimento realizou um curso de capacitação avançada para agentes de desenvolvimento dos territórios, que aconteceu em Lages de 22 a 25 de setembro direcionado a dez Agentes da região de Joaçaba e dez Agentes da região de Lages.

De Ipira foram selecionados 02 Agentes de Desenvolvimento, Oladimir Odi Rese e Marilene Borges. O município de Ipira ressalva a importância da atuação dos agentes em seu território, expõe os resultados dos esforços conjunto com o SEBRAE, das entidades municipalistas e governo federal, através do importante trabalho do agente de desenvolvimento local. Reconhecer o papel do agente de desenvolvimento, da dinâmica territorial, perceber a importância do agente na promoção do desenvolvimento que está sendo fundamental para os municípios.

Além de desenvolver uma formação continuada e dar apoio aos agentes, o curso inclui entender o que é desenvolvimento territorial, identifica o contexto de desenvolvimento local. O propósito do curso é de desenvolver ou aperfeiçoar competências como:

CONHECIMENTO- Conhecer a dinâmica do Desenvolvimento Territorial nos Municípios; Adotar uma postura de busca permanente de conhecimento.

PLANEJAMENTO – Entender as etapas de construção de um Plano de Trabalho;
 Conhecer o processo de planejamento financeiro e orçamentário do Município;
 Conhecer o processo de captação de recursos para o Município;
Reconhecer a importância do planejamento na atuação como Agente

INFLUÊNCIA- Influenciar os atores locais na incorporação dos temas do desenvolvimento aos instrumentos de planejamento municipal;
Articular com atores locais para promoção do desenvolvimento;
Elaborar projetos para captação de recursos no Município.

De acordo com o Agente Oladimir o curso avançado foi muito produtivo, inovador e totalmente eficiente para a execução dos trabalhos de desenvolvimento em nosso município.

“Tivemos a oportunidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos, agregar valores e, principalmente, nos atualizar sobre todo processo e base de desenvolvimento econômico sustentável, que é nosso foco de atuação”, conclui Marilene.