Mais de seis mil pessoas prestigiam Noite das Lanternas em Ipira

A abertura da programação natalina em Ipira encantou a todos. A 21ª Noite das Lanternas, realizada no sábado, 29, reuniu mais de seis mil pessoas em frente à Prefeitura. A programação já iniciou às 16 horas no Ginásio Municipal de Esportes com o Encontro de Etnias que reuniu 17 grupos de danças de diversas cidades, com apresentações de vários gêneros, desde clássicas, alemãs, italianas, gaúchas e danças de rua.  Em seguida no Centro de Eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil todos apreciaram um delicioso café com os Sabores de Ipira.

Em clima Natalino, a cidade decorada com luzes, lanternas, anjos e outros arranjos de Natal, deixaram os visitantes extasiados com tamanha beleza.  Em frente à Prefeitura, aconteceu a apresentação do Projeto Integrar, que envolve os Municípios de Ipira, Peritiba e Alto Bela Vista, com o Projeto Flauta Doce, Corais e as Bandas Municipais.  O desfile que percorreu a Rua XV de Agosto contou com a participação de autoridades locais, grupos de danças e a população em geral com acompanhamento das Bandas Municipais de Ipira, Peritiba e Alto Bela Vista. Logo após o show pirotécnico com duração de treze minutos deixou o céu totalmente colorido e iluminado e um véu de fogos, formando uma Cascata, recobriu a Prefeitura Municipal, merecendo aplausos das mais de seis mil pessoas que acompanham atentamente ao evento.

Em seguida o destino foi a Praça Geraldo Clemente Dieckmann que ficou lotada para dar continuidade à programação. O show internacional com a Banda Star Beetles Cover da Argentina fechou a programação com chave de ouro.

De acordo com o Prefeito, Emerson Ari Reichert, a festa da abertura da programação de Natal foi feita com muito carinho e com o objetivo de agradar a população do município e também os visitantes, que costumam passar o período festivo com as famílias. Para Reichert, é dever da administração municipal incentivar a cultura no município, valorizando atrações locais e regionais. “A chegada do fim do ano nos faz refletir sobre o que passamos e o que queremos para o ano que se inicia. Elaboramos uma programação para que nosso povo possa se orgulhar, mas também refletir e se divertir”, destacou o Prefeito.

O encerramento da programação de Natal em Ipira acontece na noite do dia 18 de dezembro na Praça Geraldo Clemente Dieckmann, com a chegada  do Bom Velhinho.

Saiba como aconteceu à criação do evento:

A Noite das Lanternas que surgiu de uma lenda da cultura germânica, nos conta sobre um casal que não podia ter filhos. No entanto a fé os levou a fazerem uma promessa, se tivessem um filho saudável, o mesmo se tornaria Padre. O pedido foi atendido, tiveram o filho. Com o passar dos anos a promessa permaneceu, mas o filho não aceitava que sua família decidisse seu futuro e quando realmente se deparou com a situação de ir para o seminário, o mesmo fugiu de casa, contestando a decisão de seus pais.

A família diante da atitude do filho começou a procurá-lo, mas não encontraram. Ao anoitecer pediram ajuda aos vizinhos e amigos para procurá-lo com suas lanternas. As horas foram se passando e de repente para alegria de todos, o encontraram no meio da mata, todo encolhido e cheio de medo.

Foi então, que corajosamente aos prantos, falou para seus pais que não queria estudar no seminário. Seus pais divididos entre a promessa e a vontade de seu filho, foram então conversar com um Padre.

Após uma longa conversa, o Padre absolveu o menino, mas ficou o compromisso de que toda a família teria que realizar uma caminhada religiosa com as lanternas no mesmo período. Assim iniciaram com as atividades de caminhada das lanternas.

Com este propósito o HUNSRÜCKER VOLKSTANZGRUPPE AUS IPIRA em 1993 iniciou a Noite das Lanternas, marcando a abertura da programação Natalina  na cidade de Ipira.