Município de Ipira acredita no potencial do Turismo Rural

Ipira recebeu na última semana, a visita dos técnicos da Secretaria Estadual de Turismo, Edgar e Marisa, juntamente com o Engenheiro Agrônomo da Epagri – Regional de Concórdia, Henrique. Agenor Frigo – Diretor Executivo da Águas do Oeste Catarinense que foi o responsável pela organização e estruturação da vinda do SC Rural através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte também esteve presente. Inicialmente a equipe foi recebida pelo Prefeito, Emerson e Vice Adilson, juntamente com o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, Oladimir Odi Rese e equipe que participa no desenvolvimento de projetos turísticos em Ipira.

O SC Rural é um programa para o desenvolvimento do Turismo Rural que visa promover atividades de forma integrada nos municípios, qualificando, incentivando a concretização do que existe e o surgimento de novos empreendimentos voltados ao turismo rural na agricultura familiar.

A primeira visita foi realizada na Casa da Bolacha e durante o dia foram visitadas mais seis famílias no roteiro “Caminho das Lanternas” que já possuem ou apresentaram interesse em empreender no setor turístico rural e que se enquadram nas exigências do Programa SC Rural.

Os técnicos ficaram surpresos com a estrutura turística que o Município tem, principalmente por ser um Município pequeno, com poucos recursos financeiros, buscando alternativas para agregar valor e conseqüentemente fazendo com que produtores rurais e suas famílias permaneçam na agricultura com uma fonte de renda alternativa.

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, Oladimir Odi Rese, foi muito  importante a visita Técnica da Sol e também Águas do Oeste  para dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos junto as SC Rural. “É de extrema importância a Secretaria do Estado  estar  junto nesse Projeto  como parceiro, juntamente com SEBRAE nas capacitações, orientações e sinalização do roteiro Caminho das Lanternas, mostrando assim nosso potencial no Turismo, trabalho  que destacamos e está sendo desenvolvido de médio a longo prazo, fortalecendo assim o Turismo de nossa região”, pontuou o Secretário.