Secretaria de Saúde de Ipira acredita que a prevenção pode evitar problemas futuros

A Secretária Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira, através da Equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 02, não mede esforços para atender e oferecer o melhor à população Ipirense, pois sabe que a prevenção é o principal foco para evitar complicações graves no futuro.

A equipe do ESF (O2) a cada 60 dias visita as comunidades do interior, realizando a entrega de medicação, com controle dos sinais vitais, além de palestras sobre temas diferentes ou vídeos de doenças que mais repercute a cada dia.

No mês de agosto a enfermeira responsável pela equipe (02) Diana Potrich abordou o tema relacionado a neoplasias (câncer), um problema de saúde que atinge hoje milhões de pessoas em todo mundo e é a segunda doença que mais está matando nossa população.

             Mas o que é câncer?

 O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.

As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.

As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

 Como evitar o câncer?

 Não fume. O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes.

Mantenha uma alimentação saudável. Deve-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, uma das melhores maneiras para prevenir a doença. Também é bom tomar cuidado com o consumo excessivo de sal e de açúcar. Sempre que possível, faça pequenas refeições ao longo do dia. Mantenha intervalo entre as refeições. Mastigue bem, e lentamente, todos os regulares alimentos.

Use e abuse de alimentos de origem vegetal. Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais, por exemplo.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar esse consumo a uma dose. Uma taça de vinho pode fazer bem ao coração, mas a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

Mexa-se! Mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias. A atividade física, além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como a pressão alta. E também ajuda a melhorar a autoestima e combate o envelhecimento precoce.

Previna-se. Os homens entre 50 e 70 anos precisam investigar o câncer de próstata nas consultas médicas, principalmente se houver histórico familiar da doença. As mulheres, por sua vez, devem realizar exame preventivo ginecológico. A mamografia é recomendada uma vez por ano para aquelas com mais de 35 anos, mesmo que não percebam nenhum sintoma.

Cuidados com o sol. Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Também é recomendável o uso de proteção adequada, como protetor solar e chapéu.

A cada ano procure seu médico e faça seus exames.