Realizado Seminário de Planejamento Estratégico do Projeto Integrar

O Município de Ipira através da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comercio articulou o Curso Sobre “Planejamento Estratégico na Medida”, desenvolvido pelo Sebrae com o propósito de capacitar o empresário para realizar o planejamento estratégico da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte com vistas ao alcance de metas e expectativas nos resultados satisfatórios.

O evento aconteceu no Espaço Cultural de Ipira, de 21 á 24 de setembro elencados pelo Projeto Integrar entre os municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba, com o apoio deste projeto que possibilitou o encontro dos empresários dos três municípios no mesmo espaço. Ministrado pelo palestrante Rodrigo, proporcionou ao empresário a oportunidade de identificar e gerenciar sua atividade empreendedora com foco no seu desenvolvimento.

Contou com a presença do Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comercio do município de Ipira, Oladimir Odi Rese, Gerente de Cultura, Turismo e do Gerente de Desenvolvimento do Município de Alto Bela Vista, Günter Pottker.

O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa. É uma grande oportunidade para o empresário construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade da sua organização, fazendo uma analise crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, para gerar confiança, segurança e clareza no papel que a empresa quer assumir no mercado.

O Conteúdo programático foi Reflexão sobre Planejamento Estratégico: para a implantação de uma organização deve elaborar a Missão que é o detalhamento da razão de ser da empresa, é o porquê da existência da empresa no mercado, a Visão – é a descrição do futuro desejado para a empresa, aonde ela quer chegar; e os Valores – que é oconjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilita a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores da organização. Além de analisar o ambiente e de grupos de interesse empresarial; O Balanced Scorecard como Ferramenta Gerencial do Negócio; Gestão por Processos e Estratégias para o melhor Caminho.

O curso proporcionou quatro encontros de 4h por noites de curso, somando um total de 16 horas. Aos empresários participantes do evento será disponibilizada pelo Sebrae 02 horas de Consultoria gratuita para cada empresa participante nos dias previamente selecionados.

“As empresas devem adotar as ferramentas do planejamento estratégico na sua organização, para obter um melhor direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficácias nos resultados esperados” comenta Oladimir Odi Rese.