Municipio de Ipira incentiva visita técnica em busca de conhecimento para o desenvolvimento turístico cultural

Projeto integrar

O Município de Ipira através do Projeto Integrar do qual fazem parte os municípios de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio e  Sebrae realizaram nos dias 03 e 04 de Outubro uma Visita Técnica nos Municípios de Joinville e Pomerode – SC, com a finalidade de proporcionar aos empresários das Zonas Urbanas e Rurais  conhecimento na área turística para implementar em seus estabelecimentos a promoção do desenvolvimento turístico local.

A visita contou com a presença do Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comercio do município de Ipira, Oladimir Odi Rese, Gerente de Cultura, Turismo e Desenvolvimento do Município de Alto Bela Vista Günter Pöttker, Diretora de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio do Município de Peritiba, Marlene Klein, Coordenadora do Projeto Integrar, Irmgard Maristela Strauss, representantes da Agência Nativa, Alex e Aline,  Agente Municipal de Desenvolvimento Local de Ipira, Marilene Borges e vários representantes de diferentes segmentos comerciais e da Agricultura Familiar dos três Municípios.

Na oportunidade os participantes realizaram um passeio pela zona rural de Joinville especialmente para conhecer a Rota Turística Rural “Viva Ciranda”, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes propriedades rurais preparadas para receber o turista.

Posteriormente a visita foi na cidade de Pomerode com um contraste de realidades diferenciadas entre a zona rural e urbana. Ainda na cidade de Pomerode foi feita visitação na sala de cinema no Centro Cultural, com recepção do Prefeito da Cidade de Pomerode, Rolf Nicolodelli.

Os representantes da Associação Visite Pomerode – AVIP, Associação Empresarial de Pomerode – ACIP e Fundação Cultural falaram sobre as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do turismo e a cultura local. O percurso foi por vários estabelecimentos comerciais que estão preparados para a recepção do turista acompanhados por um guia local.

O passeio pela Rota Enxaimel, que é uma construção das mais perfeitas adaptada da arquitetura européia no Brasil e uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, foi muito gratificante a todos, pois se pode apreciar a arquitetura alemã construída a mais de um século.

“Entendemos a importância da visita técnica como atividade complementar as desenvolvidas em nosso território municipal, pois temos grande potencial turístico, cultural futuro e desta forma buscamos através de visitas como essa, ferramentas para capacitar pessoas para explorar e adaptar da melhor forma a nossa realidade”, comenta Oladimir Odi Rese.