Fernando Pessoa em Ipira

O grupo teatral “Anchieta Arte Cênica” de Itajaí-SC esteve no Espaço Cultural de Ipira, no dia 06 de outubro, numa parceria com a Secretaria de Cultura do município e seu respectivo Secretário Oladimir Odi Rese.

Na atuação Valentim Schmoeler representou a peça “As Pessoas de minha Pessoa” – um espetáculo especial e de uma imensurável grandiosidade intelectual e cultural. Foram expectadores, os alunos do Ensino Médio das Escolas Carlos Fries e Carlos Chagas, os quais tiveram a oportunidade de se encantar com o ator representando a personagem Fernando Pessoa e seus heterônimos.

“Através da peça teatral, tornou-se mais fácil entender este fato, considerado um fenômeno da literatura portuguesa – os heterônimos (criação de muitos poetas em si mesmo) de Fernando Pessoa. Ele que foi, e, é erudito, clássico, popular, bucólico, filósofo, mas como literário e poeta ultrapassou o passado, o seu tempo e o hoje. Ler Fernando Pessoa, entender Fernando Pessoa, estudar Fernando Pessoa é para grandes degustadores das letras, das artes e acredito como ele que…”Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Prof. Sonia Mara Viero.