Município de Ipira tem Projeto classificado entre os 12 melhores do País

O Projeto “Alegria e Movimento” teve início em março de 2013 e é realizado quinzenalmente no período da manhã na comunidade de Linha Filadélfia. Os participantes são monitorados e acompanhados pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), Fisioterapeuta do NASF e Técnica de Enfermagem. Através do projeto, um grupo de aproximadamente 35 pessoas pratica exercícios de caminhada orientada e danças do folclore germânico, brasileiro e sênior.

Com o Projeto, no ano de 2013, o Município conquistou o 1º lugar competindo com 16 trabalhos de outros Municípios durante o Encontro Macrorregional da Estratégia Saúde da Família que aconteceu na cidade de Joaçaba/SC. Diante disso, Ipira participou do VI Encontro Estadual da Saúde da Família de Santa Catarina realizado de 04 a 06 de novembro de 2013 em Florianópolis e recebeu R$ 10.000,00 repassados fundo a fundo, além de todas as despesas custeadas (transporte, alimentação e hospedagem) pela GEABS/SES.

No ano de 2014, Ipira ficou classificada entre os dez melhores trabalhos de Santa Catarina para apresentar o Projeto a nível Nacional no Estado do Espírito Santo de 01 a 04 de Junho.

Nesse mês de Outubro o Projeto foi classificado entre os 12 melhores do País fazendo parte das experiências exitosas selecionadas na 3ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Estadual e Municipal no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2015 e será apresentado no Seminário Nacional que acontecerá em Brasília/DF nos dias 08 e 09 de Dezembro, também com todas as despesas custeadas pela organização do evento.

Para a Secretária de Saúde e Promoção Social, Isabel Cristina Koch, a realização desse projeto na comunidade de Filadélfia é muito importante para nossa administração como todos os participantes. A cada 15 dias os profissionais da saúde realizam as atividades junto com a comunidade, desenvolvendo atividades físicas, onde percebe-se que os resultados são excelentes. “Trabalhamos com comprometimento e queremos sempre uma saúde de qualidade a nossa população. Agradeço a todos os participantes do grupo “Alegria e Movimento”. Saibam que todos vocês são especiais para nós. Agradeço também a toda a equipe responsável pela realização desse projeto, Coordenadora Daniella, Fisioterapeuta Fabiano, Técnica de Enfermagem Rosângela e Agente Comunitária de Saúde Enir Janete. Mais uma vez somos oportunizados a levar o nosso trabalho a nível nacional”, finalizou a Secretária.

Saiba como surgiu o Projeto

O Projeto “Alegria e Movimento” foi desenvolvido por profissionais da Saúde, Agente Comunitária da ESF II responsável pela micro-área 07 que compreende as comunidades de Linha Filadélfia e Mambuca, Enir Janete Zimmer, Fisioterapeuta Fabiano Fuzinatto e Técnica de Enfermagem, Rosangela Borsatti, em virtude da necessidade de implantar uma estratégia que promovesse não só a saúde física, mas também a mental e social da população das comunidades da área rural do município de Ipira, Filadélfia e Mambuca.

Em vista da falta de opção de lazer e o grande número de pessoas sedentárias, hipertensas e idosas, pensou-se em uma maneira de incluir essas pessoas no meio social, visando melhorar o relacionamento interpessoal, evitando o isolamento e a solidão destas pessoas, reduzindo assim reduzir o nível de stress e ansiedade, promovendo um envelhecimento saudável, aumentando a auto-estima, diminuindo as dores musculares e articulares, exercitando a memória, o equilíbrio e concentração, melhorando a flexibilidade e resistência física e incentivando a integração social.