Eleitos ao Conselho Tutelar de Ipira são diplomados

Melânia Dambroz Hoffmann da Silva Angeli, Francieli Aparecida Vargas, Fabiane Gonçalves de Azevedo Duarte, Naiara Chaves de Andrade e Débora Jussara Köhler, os cinco eleitos para o Conselho Tutelar de Ipira em votação que ocorreu no dia 4 de outubro, foram diplomados no domingo, 10 de janeiro, em cerimônia no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS de Ipira.

A eleição ocorreu no ano de 2015, teve onze candidatos, com 1090 votantes (a votação é facultativa) que elegeram os cinco primeiros colocados para o Conselho Tutelar, ficando os seis candidatos restantes como suplentes pela ordem de votação.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Marilene Borges, lembrou a necessidade de maior participação da sociedade no trabalho, ressaltou a grande participação na votação, também frisou a importância de um Conselheiro Tutelar na comunidade.

Um a um, os cinco eleitos foram chamados e receberam das mãos do Prefeito Emerson o diploma. Também foram diplomados os suplentes.

FUNÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar tem como função atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder. Como o juiz e o promotor, o Conselho Tutelar pode, nos casos a que atende, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais que executam programas de proteção e sócio-educativos. Este poder de fiscalizar, entretanto, não transforma o Conselho Tutelar, o Promotor e o Juiz em fiscais administrativos das entidades e dos programas. Administrativamente, quem fiscaliza são os agentes da prefeitura visto sendo esta que comanda o município.

ELEITOS

1.º Melânia Dambroz Hoffmann da Silva Angel – 191 votos