Sala do Empreendedor é apresentada em Ipira

Com o proposito de cumprir as normas da Lei Geral 123/2006 que trata do atendimento diferenciado e favorecido aos pequenos negócios, o Município de Ipiratem buscado políticas públicas para fomentar o desenvolvimento local, por meio de programas e ações que beneficiam toda comunidade local, proporcionando condições para geração de emprego e melhoria na qualidade de vida das pessoas. 

Seguindo a legislação Lei 123/2006, artigo 85 – A, Ipira nomeou os Agentes de Desenvolvimento com a missão de tornarem-se transformadores de hábitos dentro da própria administração pública municipal, ajudando a construir uma nova cultura, que valorize o papel dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico local. Atualmente os Agentes de Desenvolvimento são representados pela Servidora Marilene Borges e pelo Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese.

Esses atores do desenvolvimento são peças chaves para que as políticas de desenvolvimento possam ser implementadas nos municípios. Trata-se de “guardiões” dos pequenos negócios na administração pública, pois sem eles não é possível fazer com que as ações sejam institucionalizadas e se mantenham permanentemente.

Na intenção de desburocratizar os sistemas e facilitar o acesso a informação, Ipira aderiu ao projeto de implementação da Sala do Empreendedor, que foi oficializada no último dia 16.06, apresentando os serviços destinados ao Microempreendedor Individual e Empreendedores, espaço destinado ao atendimento diferenciado aos empreendedores do Município.

O espaço é destinado tanto para procedimentos como orientações sobre formalização do MEI, Emissão de Guias de Recolhimento Mensal, Declaração Anual do Simples Nacional, Encaminhamento do Alvará Inicial, Orientação para Compras Públicas, Orientação sobre Palestras, Oficinas, Cursos, Seminários, Consultorias e ainda o registro de todos os atendimentos para manter maior proximidade com os empreendedores.  

O Município conta com o apoio do SEBRAE que oferece todo o suporte desde a elaboração da Lei Geral, ouvindo os empresários e propondo ao Congresso, bem como, a implementação da referida Lei, disponibilizando gratuitamente capacitação aos Agentes de Desenvolvimento, Empresários de Micro e Pequenas Empresas, Secretários e ainda consultores para auxiliar os municípios para que a lei saia do papel e se torne prática de políticas públicas que favoreçam os pequenos negócios e com essa forte parceria junto a essa instituição o município fomenta outras sempre buscando fortalecer as oportunidades para o desenvolvimento do município.  Além disso, grandes parceiros como o Banco do Brasil, CDL, Sicoob Crediauc e Sicredi estarão fortalecendo o espaço com os atendimentos diferenciados aos empreendedores do município. “A Sala do Empreendedor foi e é muito vital para nós, pois foi através da realização da Osterfest ‘Feira da Páscoa’, para MEI, Micro e Pequenas Empresas acontecida há alguns meses que percebemos a oportunidade de abrir um negócio. Desde lá tudo flui muito bem, graças às parcerias e ao apoio recebido até o momento”, relatou Gabriela Rese, Microempreendedora Individual, proprietária da Empresa “Atelier das Arteiras” de Ipira.