CRAS de Ipira realiza palestra em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa

No dia 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

A população do Brasil passa por uma profunda mudança em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos – em especial do subgrupo de mais de 80 anos. Existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

 Outro fator observado é o abuso financeiro, onde muitas vezes familiares pegam para si a aposentadoria ou pensão do idoso, ou ainda fazem financiamento na aposentadoria/pensão do idoso e não pagam as parcelas, ficando a dívida a cargo do idoso. Fato muito comum em nosso município e que segundo o Estatuto do Idoso em seu artigo n.º 102 é crime sujeito a pena de seis meses a um ano de reclusão e multa.

Toda violência deve ser denunciada. A fim de atender a este público e como forma de garantir o anonimato do denunciante a Secretaria de Direitos Humanos conta com o serviço do Disque 100 para acolher denúncias. É um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. Denúncias também podem ser feitas pelo portal http://www.disque100.gov.br.

Em consonância com a data no dia 14 de junho em Ipira – SC o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou encontro com os idosos que iniciou com palestras sobre o Estatuto do Idoso, segundo a organização do evento devemos partir do entendimento do Estatuto para empoderar os idosos quanto a seus direitos a fim de que os mesmos possam reivindica-los. A palestrante da tarde foi a Sra. Neura Meneghini, servidora da ADR de Concórdia e formanda do curso de Direito a programação ainda contou com uma atividade física em grupo coordenada pelo prof. Gilson e encerrou com um coffee break.