Ipira sedia 18º JIIDOS

O Município de Ipira em parceria com a AMAUC sediou no último sábado (25) o 18º JIIDOS – Jogos de Integração dos Idosos 2016, etapa regional. O evento teve inicio no Centro de Eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Ipira, com recepção dos atletas, café da manhã e pronunciamento das autoridades.

Na abertura oficial, momento marcante foi à execução do Hino do Município de Ipira cantado pela atleta Ireni Knebel e logo após o fogo simbólico que representa a energia, a força e a luz demonstrou ao acender a tocha olímpica a grande integração pelo exercício do esporte. Com a participação de 11 Municípios da região da AMAUC, o evento reuniu mais de 600 pessoas.

Logo após, os participantes foram encaminhados aos locais dos jogos que aconteceram em diversos pontos da cidade, cada qual com atividades esportivas adequadas aos idosos como a Canastra, Dominó, Pênalti, Peteca, Tênis de Mesa, Bolão, Bocha, Basquete, Arremesso de Peso, Sinuca e Cacheta Masc/Fem, Truco, Escovão, Bisca; Menos Copa, Três Sete e ainda os jogos diferenciados adaptados como uma atividade complementar a exemplo do Jogo de Mora advinda da cultura italiana e Schoffkoop da cultura alemã.

Os JIIDOS iniciaram no ano de 1998 no município de Itá como um programa estadual proposto pelo Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina. Desde então, vem alcançando pleno êxito, revelado pela crescente adesão dos municípios da região.

Hoje esta atividade se repete por iniciativa da AMAUC e incentivo demonstrado pelo Poder Público Municipal além do apoio de entidades parceiras a exemplo da SICOOB CREDIAUC.

Conforme enfatiza o Diretor de Esportes do Município de Ipira e Responsável Técnico pela Organização do Evento, Gilson Luiz da Silva, essa prática merece destaque por fazer valer o que preconiza o Estatuto do Idoso no seu art. 20 “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.