Ipira dá continuidade a ações voltadas a melhoria da qualidade de vida

Com o objetivo de demostrar que mesmo na terceira idade e com problemas de hipertensão, pode-se e deve-se mudar o estilo de vida, diminuindo o consumo de medicação e levando uma vida mais saudável. Dando continuidade ao Programa, “Educação em Saúde nas Comunidades do Interior”, durante o mês de junho foram trabalhados com os Grupos de Hipertensos sobre qualidade de vida no Envelhecimento.

Essa capacitação oferece vários estudos, como por exemplo, bons hábitos alimentares que podem e devem ser seguidos para uma melhora ainda mais significativa. 

Consumo de alimentos saudáveis e reeducação alimentar, dando sempre prioridade a alimentos como: frutas, legumes, verduras, menos consumo de sal nos alimentos, priorizando o sabor da comida com ervas naturais, exercícios físicos, como caminhadas, hidroginástica, alongamentos, musculação, estímulos para o cérebro para a prevenção das doenças neurológicas, como palavras cruzadas e jogos, convívio social, cuidados com a saúde pelo menos uma vez por ano com consultas  ao médico e exames de rotina. Esses são alguns exemplos de cuidados que todos devem ter para realmente alcançar uma qualidade de vida no envelhecimento e na prevenção de doenças crônicas.

 A enfermeira do ESF 02, Diana Potrich, também frisou a importância das pessoas participarem dos grupos da caminhada orientada, Programa especificamente voltado a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do “Amigos do Coração”, que ocorre nas comunidades e na cidade de Ipira. “Além disso, também temos o grupo da Hidroginástica que ocorre uma vez por semana e as academias ao ar livre, que estão localizadas no interior e duas na cidade. Todos esses projetos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ipira, primando sempre pela prevenção e no cuidado da saúde dos cidadãos Ipirenses”, destacou Diana.