Combate a Violência Sexual é trabalhado nas Escolas em Ipira

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), levaram informações aos alunos das escolas municipais de Ipira em razão do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Infanto Juvenil, lembrado em 18 de maio. Os profissionais do COMDICA e CRAS decidiram que a atividade a ser desenvolvida em 2017, deveria ser a de informar e empoderar as crianças e adolescentes.

Durante os últimos dias, de 16 a 18, a Assistente Social, Mildred Cristina Feiten e a Psicóloga, Ketty Biazim Orlandi, trabalharam com os alunos do 1° ao 9° ano informando sobre o que se configura o abuso e a violência sexual. Os alunos com idade superior a 12 anos, também receberam informações sobre as fotos denominadas “nudes” e medidas socioeducativas.

Conforme as profissionais é necessário dar poder as crianças e adolescentes para que saibam o que é a violência, o abuso sexual e aonde podem buscar informações. “Elas devem denunciar possíveis violências e buscar as informações necessárias para identificarem o problema e assim tomar medidas protetivas”, diz Mildred.

As profissionais avaliam como positiva a atividade, uma vez que em anos anteriores era realizado pedágio informativo, porém as crianças e adolescentes que estão sujeitas de sofrerem violência nunca eram informadas. “Além da palestra foram distribuídos um folder informativo sobre a violência sexual e um imã com telefones para possíveis denúncias”, finaliza a Psicóloga Ketty.