Alunos do projeto “IPIRA-Conhecendo-te Melhor” conhecem Caminho das Lanternas

Dando continuidade ao projeto “IPIRA-Conhecendo-te Melhor”, Coordenado pela ProfessoraMaria Marlena Gauer Ko Freitag que tem por objetivoproporcionar aos educandos envolvidos extraclasse de produção textual, Redação da Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzenbacher, incentivando a Leitura e Produção de Textos, privilegiando a leitura e a pesquisa para desencadear atividades deflagradoras da produção textual e do aumento da bagagem cultural da comunidade escolar, além da descontração, a interação com variados serviços (públicos e não), a informação como utilidade pública e, por consequência, a produção do conhecimento de forma significativa, coerente e responsável de todos os envolvidos no projeto, que os alunos do projeto estiveram conhecendo no dia 22.10, o “Caminho das Lanternas”. A visita foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os locais que fazem parte do Caminho das Lanternas, o Parque da Cascata da Usina, a Casa das Bolachas, Casa Colonial, Casa da Memória na sede, Pesque Pague das Lanternas em Alto São Pedro, Moinho Werno Gerhart em Linha Capelinha e o Templo da Libertação em Linha Península.

O Projeto surgiu da necessidade de transformar o ato passivo frente ao texto em atividade participativa de criação e tornar os estudantes leitores competentes e que tenham condições de utilizar os variados recursos existentes na escola e fora dela para a realização deste projeto no qual a leitura literalmente sai da casca, reunindo a palavra escrita, a leitura e a imagem.

Conforme relatou a Coordenadora Maria, cada passeio de estudos, a exemplo  de terça, vem acompanhado de produção textual que abrange variados gêneros textuais. “Já foram produzidos: paródia, notícia, relatório, ata, entrevista, autobiografia, carta de agradecimento,  poema. Todas as produções farão parte de um jornal, além dos inúmeros registros fotográficos, que resultarão num vídeoclip socializado no final de novembro ou início de dezembro”, destacou a Coordenadora.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, é de extrema importância para nossos jovens conhecer e divulgar o potencial turístico que temos e continuar buscando a melhoria para no futuro ainda sermos referência na Agricultura Familiar. “Quero parabenizar a Professora Maria Marlena Ko Freitag por estar colocando seu projeto em prática, após o seminário Educando para o Turismo desenvolvido com o SEBRAE, através das Consultoras, Traute, Neusa e Léia”, destacou o Secretário.