Ações preventivas contra Hepatite B e C são realizadas em Ipira

Em comemoração a 28 de Julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipira, através da Estratégia Saúde da Família, viabilizou a toda população Ipirense a realização de testes rápidos, com o objetivo de detectar o vírus em pessoas não vacinadas, que após a comprovação negativa dos testes foram encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde para reiniciar o esquema de vacinação contra a Hepatite B. No momento a Hepatite C não existe vacinação somente a prevenção, pois a transmissão do vírus da Hepatite B e C acontecem através de relações sexuais e contaminação com sangue.

A mobilização que aconteceu próxima a Unidade de Saúde, totalizou 222 testes rápidos que levam cerca de 15 minutos para ter o resultado. 

As ações foram voltadas á população para a prevenção e detecção do vírus, que se no caso de positivo, são encaminhados para serem tratados e acompanhados por profissionais de saúde, pois quando não tratados podem levar a cirrose hepática e ao câncer no fígado.

De acordo com as Enfermeiras da Estratégia Saúde da Família, Diana Potrich e Rosane Koch, o objetivo foi de conscientizar e prevenir a população para que não dissemine o vírus, pois além de não ter cura pode levar a várias complicações, sendo que as pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos, não possuem a vacina em sua maioria, o que é de extrema importância à comprovação de no mínimo três doses da vacina.

“Ações como essa são de extrema importância, pois além de serem oferecidos os testes rápidos, sempre são realizadas as orientações necessárias para as pessoas que não estavam imunizadas contra a hepatite B, estarem procurando a vacinação junto a Unidade de Saúde”, finaliza o Secretário Marcelo Minks.