Município de Ipira recebe Plano Municipal de Cultura

O Prefeito Emerson esteve na última terça-feira (23.07), juntamente com o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio na cidade de Concórdia para receber o Plano Municipal de Cultura de Ipira. Um documento de planejamento para nortear a política de cultura dos municípios do Alto Uruguai Catarinense nos próximos 10 anos, que foi desenvolvido através da Associação e do Colegiado de Cultura coordenado pela consultora, Roselaine Vinhas.

“O Município de Ipira tem buscado fortalecer a sua cultura, preservar um legado que vem sendo cultivado por gerações. Sabemos que a cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia, por isso, pela sua grandeza e importância, merece um bom planejamento, com a construção de metas e ações condizentes, através da elaboração de um grande instrumento de gestão que é o Plano Municipal de Cultura. Estamos assegurando a ampla participação da população bem como o incondicional acesso do povo aos bens e serviços culturais, pois o Plano Municipal de Cultura consolida todos os elementos nesse processo tão importante para o povo Ipirense”, afirmou o Prefeito Emerson.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, falar em cultura é ter a oportunidade de conhecer e entender o quão diferente somos, em cor, raça, crenças religiosas e até mesmo nos modos de como nos relacionamos. Ainda segundo ele, é a busca para que universos diferentes se difundam, na perspectiva de construir uma nova forma de ver o mundo na sua diversidade, compartilhando vivências, saberes e aprendizagens, sempre respeitando as particularidades de cada expressão cultural, pois a cultura é uma busca incessante pelo conhecimento, para que ela se fortaleça a cada dia mais, tornando-se algo sólido.

Na oportunidade, estiveram prestigiando a entrega ao Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, o Prefeito Emerson Ari Reichert, o Diretor de Cultura, Ramiro Vieira Neto, a Presidente do Poder Legislativo, Isabel Cristina Hilgert Koch, o Vereador Diego Rodrigo da Silva, a Secretária de Educação e Desporto, Sandra Dani Ravanelli, Membro do Conselho Municipal de Cultura, Geni Nitz, Assessora de Projetos, Irmgard Maristela Strauss e Agente de Comunicação, Cidiane Pedrussi.

Em posse desse documento, a Administração encaminhará o Plano em formato de Lei, para ser aprovado pelo Legislativo. Depois de concluída está etapa, o Plano passa a ser executado unindo esforços da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada para aprimorar a  gestão cultural, estruturar, promover e proteger a memória e o patrimônio cultural das cidades.