Município de Ipira realiza Seminário para discutir novo Fundeb

Evento teve a participação do Deputado Federal Pedro Uczai

 

O Governo Municipal de Ipira, através da Secretaria de Educação realizou na manhã de sexta-feira (22), um Seminário que debateu a proposta de relatoria do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – (Fundeb), que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.

O evento que aconteceu junto ao Centro Cultural Multiuso reuniu professores e gestores escolares da região do Integrar, do qual fazem parte os Municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Piratuba e Peritiba e contou ainda com a presença do Deputado Federal, Pedro Uczai, integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília, que enfatizou sobre o Relatório da Deputada e Professora Dorinha, apresentado junto ao Congresso Nacional através da Comissão Especial da Câmara onde prevê complementação da União de até 40% em 10 anos. O documento deve ser encaminhado ao Senado, para em seguida ser submetido à sanção presidencial.

De acordo com o Deputado Pedro, a intenção do debate, foi para garantir um percentual mínimo de 15% para a educação, uma vez que o Fundeb expira em dezembro de 2020 e movimentos políticos têm se apropriado do momento para tentar reduzir o percentual de investimentos obrigatórios no setor educacional brasileiro.

Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020, que funciona como uma poupança nacional, dedicada à educação.