Defesa Civil de Ipira discute situação de emergência

A nova comissão de defesa civil do município de Ipira, fez reunião virtual nesta segunda feira, às 13 horas, para discutir situação de emergência devido à estiagem e ao ataque das cigarrinhas.
Segundo laudo técnico, vivemos uma situação atípica, iniciada no segundo semestre do ano passado, quando na semeadura do milho, tivemos problemas na germinação, devido a falta de chuvas, as quais vieram no final de novembro e início de dezembro.
Em seguida, tivemos janeiro com excesso de chuvas e consequentemente falta de luminosidade solar, o que gerou na plantação de milho um crescimento exagerado, atingindo altura incomum para os híbridos cultivados, com fragilidade no colmo, pouca resistência, ficando propicia ao tombamento.
Também, pela primeira vez em nossa região, tivemos alta incidência de cigarrinha dalbulus maidis, transmitindo doenças para as plantas de milho, comprometendo o desenvolvimento das plantas e facilitando o desenvolvimento de outras doenças.
Por fim, final de fevereiro até a presente data, tivemos escassez de chuva, fazendo com que as lavouras e pastagens tivessem novo adverso, com desenvolvimento ínfimo e seca de folhas.
Estima-se grandes perdas no cultivo de milho, soja, feijão e produção de leite, em montante superior a 8 milhões.
Vale lembrar que tanto o decreto municipal nº 82/2020, quanto o estadual nº 978, que tratam da situação de emergência, estão em vigência, possibilitando assim a administração municipal conceder incentivos parciais e até totais de serviços aos agricultores.