Projeto desenvolvido em Ipira busca fortalecer a cultura através da música

Um projeto iniciado neste ano de 2021 tem disponibilizado à população ipirense o acesso à música. Intitulado “Música para a Comunidade”, a parceria entre a administração municipal e o Instituto Crescer, oferece oficinas de música a crianças, jovens, adultos e idosos. As aulas são semanais e ocorrem no Espaço Cultural nos três períodos, matutino, vespertino e noturno.

De acordo com o professor e presidente do Instituto Crescer, Acácio Antunes, a iniciativa tem por objetivo contribuir para a formação integral dos munícipes, bem como para o desenvolvimento da cultura local. Através do projeto, os interessados têm acesso a aulas de teclado, acordeom (gaita), violão, técnica vocal, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, flauta, bateria, percussão, violino, canto Coral, teoria musical e banda municipal.

Seis professores experientes se revezam na orientação aos alunos, perfazendo 224 aulas por semana. Pela parceria, o município de Ipira disponibiliza os instrumentos musicais e o espaço físico para a prática das aulas, todas gratuitas. Outro fator importante do projeto é o fato de ele ainda abranger o aspecto de inclusão social, ou seja, atendendo também alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Em relação ao desenvolvimento das atividades durante a pandemia do novo coronavírus, Antunes ressalta que as aulas são baseadas em todos os protocolos de segurança e higiene definidos pelos órgãos sanitários e alinhadas às decisões do colegiado de cultura da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), a qual o município de Ipira integra.

“Neste momento de retomada das atividades o público tem participado com alegria de poder exercer uma atividade musical que contribua para sua qualidade de vida e os profissionais envolvidos no projeto não têm medido esforços para o sucesso e colaborado para a evolução cultural da população de Ipira”, completa Antunes.

Para a secretária municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Rosimeri Fatima Spazini, o projeto é algo que desperta nos envolvidos, de forma pedagógica e educativa, a necessidade de resgatar a sensibilidade frente a tantos problemas sociais que precisamos enfrentar. “Também estamos voltados à inclusão social. Diante das nossas reflexões é que iremos resgatar a sensibilidade dos jovens através da música, desenvolver a cada momento o poder do senso crítico, permitindo que eles tomem decisões conscientes para uma vida com mais dignidade e respeito para com o mundo em que vivemos”, avalia.