Ipira: Decreto de Situação de Emergência é homologado pelo Governo Federal

O Governo Federal homologou o decreto de Situação de Emergência em razão da estiagem no município de Ipira. A publicação foi feita no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28/05). Com a homologação do decreto pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, Ipira já pode enviar a documentação necessária para receber recursos visando amenizar os impactos da seca que há vários meses perdura na região do Alto Uruguai Catarinense.
Com o recebimento dos recursos financeiros para custeio de serviços prestados pelo município a fim de minimizar os efeitos da estiagem, principalmente no meio rural, poderá ter continuidade ações como abertura de reservatórios de água, fontes, açudes e o transporte de água aos agricultores, entre outras.
O prefeito Marcelo Baldissera salienta que a administração municipal vem dando amparo às necessidades dos produtores afetados pela escassez de chuva. “O decreto de Situação de Emergência é uma medida que tem por fim dar um fôlego nas finanças municipais devido à aplicação de recursos no enfrentamento à estiagem que já se tornou constante em nossa região. A homologação do decreto pelo governo federal demonstra que o município, realmente, enfrenta esse problema”, avalia.
Cigarrinha
Outra situação que castiga os agricultores é o ataque das cigarrinhas às lavouras de milho. “Nossos produtores rurais atravessam um momento muito delicado”, analisa Baldissera. Segundo ele, “estima-se uma queda na movimentação econômica do município em um patamar superior a R$ 8 milhões, não só a movimentação econômica, mas também o rendimento dos nossos produtores rurais”.
Entre as medidas de auxílio por parte da prefeitura está o repasse de quase R$ 180 mil para as associações e subsídios de horas/máquinas. “Também estamos subsidiando sementes de pastagem de inverno para os nossos produtores de leite, horas/máquinas para a construção de reservatórios, cisternas, açudes, visando auxiliar nossos produtores e diminuir os impactos deixados pela estiagem”, finaliza.