1ª Campanha “Novembro Azul” é lançada em Ipira

Conforme estudos do Ministério da Saúde, para se ter mais qualidade de vida, o homem deve ter uma boa alimentação, praticar esportes, evitar álcool, fumo e uso de drogas, além de sempre se prevenir nas relações sexuais, pois infelizmente nos dias atuais, está comprovado que, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.

Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida é 7,6 anos a menos. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, moléstias cardiovasculares, pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde, o Ministério da Saúde, criou a Política Nacional de Saúde do Homem, em 2009, devido estudos comprovarem que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem com menor freqüência que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

Mas para que isso não aconteça no Município de Ipira, a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, lançou a 1ª Campanha “Novembro Azul”, que tem por objetivo alertar e cuidar da Saúde do Homem, conscientizando a população masculina da importância da prevenção contra várias doenças, principalmente o câncer de próstata e o diabetes que são os grandes vilões da atualidade.

A Campanha iniciou no dia 03 de Novembro e se estende até o final do mês, junto a Unidade Básica de Saúde da Sede, não sendo necessário agendamento. Fazendo parte desta importante Campanha, no dia 05, foi realizada uma palestra para os homens no Espaço Cultural, com as Enfermeiras Cris Débora e Diana e no dia 14 de Novembro, durante o dia todo, acontece uma grande mobilização com diversos  profissionais da Saúde, junto a Praça Geraldo Clemente Dieckmann, com orientações, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e solicitação de vários exames que são de extrema importância para diagnosticar precocemente doenças, pois o diagnóstico precoce evita complicações e aumenta chances de cura, inclusive do câncer de próstata.

A Campanha é destinada a faixa etária de 40 anos ou mais, pois as moléstias mais comuns nos homens, depois dessa idade, são a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, tabagismo, consumo exagerado de álcool e o câncer de próstata.  O câncer pode ter tendência familiar e nas últimas décadas a incidência aumentou. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já é a segunda causa de morte na população masculina, superado só pelo de intestino grosso. O mais preocupante é que o câncer de próstata inicial não dá sintoma. Só o produz nas fases avançadas, quando cresceu tanto que interfere na função miccional ou provoca metástases em ossos, dando origem à dor.

Para evitar todas essas terríveis doenças, a Secretaria de Saúde e Promoção Social de Ipira espera realmente que a população masculina abrace essa Campanha tão importante e procure orientações junto a Unidade de Saúde, pois nossos profissionais estão aptos e de braços abertos para atender o maior numero de pessoas possíveis, para que no futuro muitas doenças possam ser evitadas ou tratadas a tempo. Agradeço ainda a todos os profissionais da Saúde que estão sempre prontos para melhor atender nossa população”, destacou a Secretária de Saúde, Isabel Cristina Koch.