Hidroginástica auxilia na qualidade de vida dos idosos em Ipira

O envelhecimento da população é um dos maiores desafios das últimas décadas para a saúde pública. Embora a velhice não seja sinônimo de doença, com a idade aumenta o risco de comprometimento funcional, perda da qualidade de vida e, não raro, a dependência de outros para a execução das tarefas diárias. No idoso, a coordenação, o equilíbrio e os reflexos motores diminuem com o avançar da idade.

Para proporcionar uma melhor qualidade de vida a esta faixa, a Secretaria da Saúde e Promoção Social de Ipira implantou o projeto “Viva Vida”.

Uma vez por semana um grupo de aproximadamente 30 pessoas, formado por homens e mulheres acima de 60 anos se reúne para a prática de hidroginástica com acompanhamento de enfermeira e educador físico na estância hidromineral de Piratuba, com intuito de verificar os benefícios da água termal na qualidade de vida dos idosos do município.

Conforme avaliação pode-se perceber que a crescente autoconfiança e auto-estima, maior socialização e melhora no condicionamento cardíaco, respiratório e no sistema circulatório através do exercício físico dentro da água. Todas as terças-feiras pela manhã, os participantes da hidroginástica contam com transporte gratuito até as piscinas.