Agentes Comunitárias de Saúde de Ipira estão preparadas para cuidar da “Terceira Idade”

Mais de 30 agentes participaram da capacitação para “Cuidador de Idosos”, do Pronatec, Programa Nacional do Ensino Técnico, que foi oferecido para os dois municípios. Em seis meses, as participantes se reuniram duas vezes por semana em Piratuba e aprenderam, na teoria e na prática, técnicas para cuidados e acompanhamento de pessoas com mais idade.

O curso, encerrado na quinta-feira, dia 26, foi realizado em parceria entre as unidades do CRAS e Secretarias de Saúde de Ipira e Piratuba. A metodologia de ensino ficou por conta do SENAC de Concórdia. As agentes comunitárias que participaram receberão o certificado de profissionalização na atividade.

“Elas saem do curso preparadas. Aqui aprenderam todas as formas de atuação que garantem o bem-estar dos idosos, sejam eles pessoas com problemas de saúde ou não”, conta a orientadora do SENAC que ministrou o curso, Tainara Cristina Nesi.

Diariamente as agentes fazem visitas colhendo dados e informações sobre a saúde dos munícipes. Com o aprendizado do curso elas poderão orientar pessoas idosas neste trabalho e ainda ter uma renda extra. “Elas vão utilizar o conhecimento adquirido já no trabalho diário e, com o certificado, podem ser contratadas por empresas e famílias que necessitam de uma profissional para cuidar de idosos”, comenta Tainara.

Durante as aulas vários temas foram abordados. A professora mostrou técnicas para manter o conforto, outras de primeiros socorros, atuação com idosos que sofrem com alguma doença, formas de identificação de dificuldades motoras, de visão e audição, além de apresentar hábitos de higiene e atividades de recreação.