Município de Ipira trabalha na prevenção da Febre amarela

Conforme estudos, a Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes. O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Sabendo que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, a equipe Estratégia Saúde da Família saiu a campo para realizar o monitoramento da doença. Foram realizadas diversas entrevistas, avaliação das cadernetas de vacinas e a vacinação de algumas pessoas que não haviam sido vacinadas ainda.

Conforme a Secretaria de Saúde, a indicação da vacina é para crianças de 9 meses a adultos com 59 anos 11 meses e 29 dias, pessoas acima de 60 anos, somente com recomendação médica.

 

Saiba Mais:

 

O quadro clínico típico caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica, com um período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico. O período prodrômico dura cerca de 3 dias, tem início súbito e sintomas inespecíficos como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Dura poucas horas, no máximo um a dois dias. Por fim, inicia-se o período toxêmico , quando reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café. Instala-se quadro de insuficiência hepatorrenal caracterizado por icterícia, oligúria, anúria e albuminúria, acompanhado de manifestações hemorrágicas: gengivorragia, epistaxe, otorragia, hematêmese, melena, hematúria, sangramentos em locais de punção venosa e prostração intensa, além de comprometimento do sensório, com obnubilação mental e torpor, com evolução para coma e morte.

Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrario: esses animais servem como guias para elaboração de ações de prevenção. A doença é transmitida pelo mosquito. Caso a população encontre macacos mortos ou doentes, deve informar rapidamente o Serviço de Vigilância Sanitária que vai tomar as medidas necessárias de vigilância e controle.