Integrar é apresentado ao Ministério do Turismo em Brasília

No último dia 07, os Prefeitos dos Municípios do Integrar foram recebidos pelo Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz em seu gabinete. A visita teve como objetivo apresentar o Roteiro Turístico Integrado, as ações que foram executadas e consequentemente solicitar apoio para projetos de infraestrutura turista.

Os prefeitos, Cátia Tessmann Reichert, Emerson Ari Reichert, Neusa Klein Maraschini e Olmir Paulinho Benjamini apresentaram as ações que o Integrar promoveu para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo como, por exemplo, a criação do roteiro turístico onde fazem parte empreendimentos turísticos urbanos e rurais dos quatro municípios: Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba.

Além das ações diretamente relacionadas com o turismo os Prefeitos falaram sobre como nasceu o Integrar, que inicialmente, teve como foco a Cultura e posteriormente passou a desenvolver ações para o turismo que hoje já vem atuando em outros setores como agricultura, esporte e educação. Enfatizaram ainda sobre a importância do Integrar, que o mesmo dá suporte para o desenvolvimento de ações que os municípios pretendiam realizar, mas  de forma isolada não iriam conseguir.

Através do Integrar tem-se conseguindo estruturar grupos como é o caso dos apicultores e do artesanato, maximizar recursos financeiros, captar recursos para execução de ações conjuntas como foram os serviços de consultoria, desenvolvimento do Audiovisual Caminhos do Integrar, a criação do site do Integrar, a parceria entre os municípios para o Curso Tecer Moda com ênfase em empreendorismo que está sendo ministrado pela UNOESC, assim como, as ações de incremento para o empreendorismo inovador com o Polo Inovale.

Impressionado com o trabalho que está sendo desenvolvido, o Ministro afirmou que fará uma visita ao Oeste Catarinense. “Vamos dar todo o apoio possível, pois a região precisa dos empregos que o Turismo gera”, pontuou ele.